terça-feira, 2 de outubro de 2007

Breve Contemplação - Rui Pais

Sentei-me numa escada
Era de pedra, calcetada
Tinha a forma de caracol
Em espiral, virada para o Sol.

Depois duma breve contemplação
Desci os degraus com atenção
Embrenhei-me neste jardim
Queria palmilhá-lo até ao fim.

Vi uma árvore deslumbrante
Com um porte impressionante
Sentei-me um breve instante.

Agora, já à sombra duma palmeira
Uma brisa suave surgiu passageira
Senti-a no meu rosto ao passar ligeira.

Olhava o verde da relva no chão
Folheei o livro que tinha em mão
Queria ler um pouco de poesia
E entreguei-me a essa fantasia.

Achei deliciosa esta leitura
Mas foi sol de pouca dura
O tempo sussurrou-me no ouvido
Está na hora, tens de partir amigo.

Acabava de trocar a natureza pelo lar
O relógio marcou a hora de almoçar
Mas guardei este quadro do ambiente
Pensando aqui retornar proximamente.

Rui Pais

04/10/2004

Nenhum comentário: