sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

PILATOS! - José Geraldo Martinez


Converso por longas noites,
em monólogo...
A escutar-me apenas o velho
relógio e o cosmo todo em amplidão...
Minha alma aberta com todas
as portas.
Escancaradas as janelas do coração!
Sou um homem de longínquas vidas.
Nelas em várias faces me entreguei.
Passei pelos castelos medievais,
estive entre os grandes reis!
Freqüentei as tabernas de um tempo,
onde os homens eram jogados
aos leões!
Presenciei a sentença de Jesus,
quando Pilatos lavou as mãos.
Três condenados pregados na cruz,
de Jesus a ressurreição...
Fui um humilde lenhador,
ajudei Pedro, o pescador!
Fui o ladrão escondido nas montanhas
e grutas...
Um dos amantes de Madalena, a prostituta!
Estive em cada tempo e época.
No jovem que foi para primeira
guerra e da mãe se
despediu...
Sou um dos soldados anônimos mortos,
cuja mãe nunca mais viu.
Trago a bagagem de incontáveis experiências.
Hoje, onde eu teria mudado?
Ainda me vejo o mesmo de ontem.
Quantas pessoas aos leões jogadas?
As arenas permanecem nos morros,
as lutas sangrentas travadas...
Crucificados os sem nomes, de fome,
a bandeira de Pilatos levantada.
Lavadas as mãos e a consciência
colocada sob disfarçados tapetes?
Vivo de aparências!
Caminho com a ciência ou faço do meu
saber a guerra de interesses?
Nasço até de laboratório,
sou um número no cartório!
Precisaria ser reinventado?
Pobre homem deste tempo,
se Jesus viesse hoje,
seria novamente crucificado!

martinez.ata@terra.com.br
direitosreservados: Sicam/Socimpro/CBM

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo site amiga
sucesso!!
bjs
Valky

Anônimo disse...

Tania querida.
Linda e verdadeira a poesia do Maestro Martinez. Parabéns, ao poeta e a você grande incentivadora das artes e da poesia.
Besos.
Yara Nazaré

Anônimo disse...

PARABÉNS TÂNIA!!

TUDO O QUE SE VÊ AQUI É DA MELHOR QUALIDADE!
A APRESENTAÇÃO SE MOSTRA PERFEITA!
O MEU ELOGIO SE VOLTA AOS VERSOS DO GRANDE POETA MARTINEZ. POETA QUE SEMPRE SE DESTACA PELAS VERDADES POÉTICAS CONFESSADAS EM
SEUS ENREDOS IMBATÍVEIS !
SINCERO APLAUSO PARA O NOSSO AMIGO!
PARA VOCÊ O MEU CARINHO COM GRANDE ADMIRAÇÃO !

VERA

Anônimo disse...

Tânia , obrigado pelo carinho e incentivo a nós poetas! Você está de parabéns, está tudo muito lindo e bem elaborado. Obrigado de coração!
Beijocas em toda alma

Martinez

Anônimo disse...

Olá, Tania!
Mais uma vez, meus parabéns pelo seu blog!
Bom rever e ler também os amigos (Lêda e Zé Geraldo).
Congratulo-me com você e com os amigos poetas.
Beijos,
Tetê